A electroestimulação muscular integral ou EMS, é considerada actualmente um novo e inovador método de treino. Consiste num treino intenso que combina a contracção voluntária, através da realização de exercicíos especifícos e dinâmicos, com a contracção provocada pela electroestimulação activa dos principais grupos musculares em simultâneo, através da aplicação de impulsos eléctricos nos diferentes grupos musculares, imitando as ordens do sistema nervoso central e alcançando uma contração de aproximadamente 90% das fibras musculares, incluindo as mais profundas.
Há mais de 50 anos que se tem vindo a estudar os benefícios da electroestimulação muscular, que começaram como um uso terapêutico estando associados à Fisioterapia e Reabilitação, seja no tratamento de lesões ou na recuperação muscular, e que mais tarde começaram a fazer parte do treino de atletas de elite, surgem agora como alternativa ou complemento ao treino convencional.
Nos últimos anos, o seu uso tornou-se mais popular, graças aos avanços tecnológicos, entre os quais o sistema sem fios da WIEMSPRO se destaca pela sua versatilidade, conforto e eficiência.
**Estas 4 contra indicações são impeditivas de realizar sessões de EMS enquanto que as restantes não sendo impeditivas devem ser mencionadas aos profissionais em causa de modo a que estes planeiem o treino de acordo com as limitações existentes, sendo assim a segurança no treino garantida.